Spike Gildea na UnB


O minicurso e a coferência serão realizados na UnB.

O Núcleo de Tipologia Linguística (NTL)* convida a todos a participarem do minicurso Gramática de Construções Diacrônica, a ser ministrado pelo professor Spike Gildea (University of Oregon - EUA) no início de junho na Universidade de Brasília.
O minicurso é concebido para contribuir na formação de estudantes de pós-graduação em linguística geral, bem como para criar a oportunidade de dialogar diretamente com os professores brasileiros da área de línguas indígenas sulamericanas que atuam na UnB e UFG (Universidade Federal de Goiás).
Dr. Gildea está fortemente relacionado com a comunidade linguística brasileira desde 1993, especificamente nas áreas da Linguística Indígena e da Linguística Funcional-Tipológica-Diacrônica em geral. Mais informações sobre o professor em: http://darkwing.uoregon.edu/~spike/Site/Publications.html
http://linguistics.uoregon.edu/profile/spike
O minicurso (*ministrado em português*) constará da lista de oferta da Pós-Graduação (UnB) do período 1/2014 como a disciplina 'Tópicos Especiais em Linguística 1'. Os interessados em obter crédito poderão portanto se matricular.
Pedimos aos interessados em participar do minicurso (aos que tem a intenção de se matricular (principalmente!) e aos ouvintes também) a gentileza de enviarem uma mensagem para o e-mail da profa. Flávia de Castro flaviacastro@unb.br a fim de receber uma versão eletrônica do material a ser utilizado no minicurso. Não é preciso dizer que a leitura antecipada dos textos é fortemente encorajada, senão obrigatória...
As informações sobre as atividades desenvolvidas pelo Dr. Gildea no período em que estará visitando nosso programa de pós-graduação seguem abaixo. A programação do minicurso segue no anexo.
Gramática de Construções Diacrônica (DcxG)?
Spike Gildea (University of Oregon)?
Minicurso, 03 a 06 de junho de 2014, das 9h às 12h?
Local: Sala de Reuniões do Instituto de Letras
A Evolução das categorias de valência na família Karíb?
Spike Gildea (University of Oregon)?
Conferência, 04 de junho de 2014, às 18h
Local: Sala de Reuniões do Instituto de Letras
Por fim, gostaríamos de acrescentar que o Dr. Gildea possui uma grande generosidade acadêmica. E é essa generosidade que compartilha seu conhecimento na área da Linguística, sua força de trabalho e seu entusiasmo, que gostaríamos que fossem aproveitados não só pela nossa comunidade linguística - o PPGL - mas também pelos demais membros do nosso Instituto de Letras da UnB.
*NTL é um grupo de pesquisa formado pelos linguistas Adriana Estevam (UQAM), Aline da Cruz (UFG), Christiane Cunha de Oliveira (UFG), Dioney Gomes (UnB), Flávia de Castro Alves (UnB), Francisco Queixalós (SeDyl/CNRS), Léia Silva (UFG), Marina Magalhães (UnB) e Walkiria Praça (UnB), que objetiva descrever e analisar línguas indígenas sulamericanas por ser o conhecimento científico dessas línguas uma prioridade da linguística atual. As línguas autóctones da América do Sul podem representar uma contribuição não só à validação das propostas teóricas que dizem respeito à natureza da linguagem humana, mas também à descoberta de fenômenos que tais propostas deverão incorporar ao seu arsenal explicativo.