NTL no VII Amazônicas


Entre os dias 28/05 e 01/06 de 2018, foi realizado o VII Colóquio Internacional Amazónicasna cidade de Baños de Agua Santa, no Equador. Pesquisadores do NTL estiveram presentes com apresentação de trabalhos em três dos quatro simpósios realizados.
No simpósio de Sintaxe, sobre Tempo e Aspecto. Aline da Cruz partiu de uma análise diacrônica para apresentar o trabalho intitulado "The emergence of aspectual system from grammaticalization of nouns – a case study on Nheengatú". De uma perspectiva sincrônica, foram os trabalhos sobre "Aspecto gramatical e suas implicações para marcação pessoal no verbo e alinhamento em Mundurukú (Tupí)", apresentado por Dioney Moreira Gomes; e "A natureza das noções de tempo e a categoria de aspecto em Apyãwa", de Walkíria Neiva Praça.
No simpósio de Fonologia, com o tema "Acento, Tom e Entonação",  Thiago Chacon apresentou o trabalho "The Phonology of Stress and Tone in Kubeo", em parceria com  Matthew Gordon (University of Califórnia, Santa Bárbara) e Larissa Timo (Universidade de Brasília).
Por fim, no simpósio de Língua e Sociedade, com o tema de Arte Verbal, tivemos a presença de Walkíria Neiva Praça e Aline da Cruz com o trabalho "Aspectos formais e narrativos da mitologia Apyãwa". Por fim, Marina Maria Magalhães em parceira com o Uira Garcia apresentou a pesquisa "A categorização das referências na língua Guajá e na “língua” dos Karawara".

O evento contou com a presença de especialistas em línguas amazônicas de instituições acadêmicas do Brasil, Peru, Colômbia e Equador, Estados Unidos, Holanda e Bélgica.